Em se tratando de reforma íntima:

“Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz. Precisamos fazer mais e dizer menos.

Francisco Rebouças.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

A Nobreza da Lealdade

Ser leal é antes de tudo dever de todos nós, particularmente nós espíritas. Lealdade esta, que deve ser transmitida nas mais comezinhas atitudes que empreendemos em nosso procedimento em qualquer lugar ou atividade da qual fizermos parte, com tantos quantos conosco se relacionarem.

Ser leal, é não se deixar embriagar pelo tóxico das facilidades que nos aparecerem no intuito de nos fazer agir de maneira desonesta ou desrespeitosa, em confronto com os ensinos do Cristianismo apregoado pelos Imortais da Vida Maior, na codificação do espiritismo, que deve viger nossos atos, atitudes, pensamentos e palavras.

A pessoa que age sempre de forma leal com seu semelhante torna-se digna da proteção dos Benfeitores da humanidade, sendo por eles considerado um seguidor das orientações contidas no evangelho de Jesus, que lhe norteia o procedimento de conformidade com a verdadeira moral cristã, e, por isso, sente-se leve, alegre, disposto e feliz.

Em contrapartida, aquele que não age com lealdade para com seu semelhante, estará sujeito, por isso mesmo, mais cedo ou mais tarde, às colheitas amargosas de sua infeliz plantação, que lhe deixarão seqüelas de difícil transposição, pois a consciência que age de forma desleal, falsa, desonesta etc., não conseguirá se conservar equilibrada diante das Leis Divinas, que lhe fazem morada no imo do SER, desde o momento de sua criação, e seu comportamento em desacordo com tudo o quanto lhe está intrínseco, altera-lhe a harmonia interior impondo-lhe enormes danos, dos quais não conseguirá se livrar, senão a peso de muitas dores e sofrimentos.

Sua consciência exigir-lhe-á uma atitude digna como lhe foi inserida pela pelas Soberanas e imutáveis Leis de Deus, que não podem ser alteradas ou mesmo desrespeitadas sem que seu agente sofra as normais conseqüências que o sentimento de culpa lhe proporcionará alterando-lhe o equilíbrio emocional impondo-lhe a devida reparação.

É de grande utilidade, para nós seres humanos, a ação condizente com os padrões da ordem e da decência, pois fomos criados para nos tornarmos perfeitos, e a perfeição não pode ser alcançada por quem quer que seja se não através do desenvolvimento das virtudes, entre elas a da lealdade, que como outras tantas são dispositivos de que se utiliza o Ser para galgar patamares cada vez mais avançados, em direção a tão sonhada e distante felicidade.

Que não nos descuidemos, sob nenhum pretexto, da atitude leal em qualquer de nossas atividades, sejam elas no campo familiar, profissional, social, religioso etc, entendendo desde já que o homem leal é um fiel representante da mensagem do Cristo de Deus no dia a dia da vida de nossa sociedade ainda tão desprovida desse nobre sentimento.


JFCR.