Em se tratando de reforma íntima:

“Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz. Precisamos fazer mais e dizer menos.

Francisco Rebouças.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

MIGUEL TAVARES DE GOUVEIA

Muito obrigado, amigo Miguel!

O movimento espírita brasileiro, e, mais precisamente o fluminense, ficou desfalcado de mais um de seus maiores e mais completos trabalhadores, não só pelas realizações que empreendeu em todo o estado do Rio de Janeiro e fora dele, como seminários, palestras, e variadas formas de divulgação da doutrina espírita, mas também e principalmente pelo conteúdo de conhecimentos de que era, ou melhor, é possuidor.

Posso dizer de coração, que sem qualquer sombra de dúvidas que muito poucas pessoas tiveram o privilégio de conhecer tão profundamente a doutrina espírita como Miguel Tavares de Gouveia, mesmo muitos dos consagrados autores que são endeusados pelo movimento espírita, não se equiparam a esse ícone do espiritismo, que viveu a vida física sem alardes, sem qualquer prurido em prol de angariar qualquer tipo de fama, seguiu sempre sua linha de conduta pautada na simplicidade, na honestidade e na decência tão desprezadas nas atitudes de muitos espíritas de nossos dias.

Entre suas diversas atividades na divulgação de nossa doutrina da forma mais fiel possível ao contido na codificação, destacam-se entre outras a excelente maneira como dirigiu o Departamento de Mediunidade da antiga USEERJ, onde realizou inúmeros trabalhos de treinamento voltado às tarefas da mediunidade nas casas espíritas de o nosso estado, foi colaborador também na área doutrinária da antiga FEERJ, coisa que sabia fazer como poucos no mundo, devido ao cabedal de conhecimentos em profundidade de nossa doutrina espírita de que é possuidor, compilando diversas apostilas com fundamentos retirados das obras da codificação e das obras auxiliares de reconhecido conteúdo moral doutrinário, sobre variados assuntos de interesse da mediunidade, tais como: passes, atendimento fraterno, obsessões, reunião mediúnica dentre outras tantas, pelas quais é possível a quem assim desejar, uma adequada postura capaz de produzir os êxitos que se deseja alcançar em todas essas atividades espirituais nas casas espíritas, apostilas essas que muito têm sido utilizadas em instituições de todo o Brasil e em mais 25 outros países, por indicação de Divaldo Pereira Franco, dito pelo próprio Divaldo no Quitandinha em Petrópolis, quando da realização de um encontro que realizou naquela cidade serrana e do qual fui pessoalmente testemunha.

Não se deteve apenas na instituição a que mais se dedicou a UMEN – União da Mocidade Espírita de Niterói, onde foi presidente por muitos anos, sendo conhecido e respeitado por todos que o consideramos “Presidente de Honra” de nossa casa, mas também, a tantas quanto lhes solicitaram ajuda para implantação de tarefas na área da mediunidade e posso afirmar que não foram poucas, onde sempre se apresentou de boa vontade, prestando todo apoio que elas necessitavam, só se afastando quando a instituição já tinha capacidade de caminhar sem sua presença amiga.

Fundou em Itaipava o Grupo Espírita Bezerra de Menezes, levando para aquela cidade a primeira casa espírita, pois, até então, seus moradores eram obrigados a se deslocarem para Petrópolis se desejassem assistir a palestras e outras atividades espíritas, iniciativa essa tão feliz, que veio preencher o anseio daquela comunidade de ter em seus limites geográficos uma instituição espírita tornando-se então uma realidade para um número cada vez mais crescente de espíritas que a procuram.

Sua vida discreta e reta há de servir para nós outros, que tivemos o privilégio de conhecê-lo e com ele participar de estudos sérios e aprofundados durantes esses últimos 20 anos, nos quais conseguimos armazenar uma infinidade de informações e conteúdos desses estudos em que Miguel muito nos prestou esclarecimentos que jamais esqueceremos e que nos propiciou obter um conhecimento mais profundo da doutrina que esposamos.

Certo é que, se ficamos sem esse ícone em nossa esfera física, grande foi a festa pelo seu retorno à pátria espiritual, recebido pelos amigos discípulos de Jesus, como mais um trabalhador que retorna com suas obrigações cumpridas sem restrições, para receber o devido salário a que faz jus. Nós seus amigos, ficamos a rogar ao Mestre de Nazaré que o ilumine e guarde em sua doce paz, por todo o sempre.

Temos absoluta certeza, que onde quer que se encontre essa alma bondosa, estaremos sendo beneficiados por sua dedicação aos amigos para os quais sempre representou a mão amiga pelas quais aquele que precisasse poderia recorrer a qualquer hora.

Por tudo o que fez, pelos ensinos que ministrou com sabedoria e humildade, pelos exemplos de comportamento cristão que nos deixou, somos-te eternamente gratos, amigo Miguel.



Francisco Rebouças.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Nota de Falecimento!

Prezados amigos do movimento espírita do Estado do Rio de Janeiro, é com tristeza que cumpro o dever de comunicar a todos o falecimento do nosso querido amigo Miguel Tavares de Gouvea, conhecido trabalhador da U.M.E.N., e do movimento espírita de nosso estado, ocorrido hoje 28/04/09 por volta das 18 horas.

O Sepultamento será no Semitério "Parque da Colina" em Niterói, amanhã dia 29/04/09, às 15 horas.

Francisco Rebouças.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

8º EREU- Encontro Regional Espírita para Unificação


Vamos participar de mais este evento do movimento espírita, de nosso Estado, que será realizado em São Gonçalo/RJ.

Caros amigos, no proximo dia 17/05/2009, no horário de 8:00h às 18h, será realizado o 8º EREU - Encontro Regional Espírita para Unificação.


Local: CIEP 237- Wladmir Herzog.

Rua: Francisco Portela s/nº
Bairro Paraíso - São Gonçalo./RJ.
O Espiritista

Estudando o Evangelho

Deixai que venham a mim as criancinhas


Disse o Cristo: “Deixai que venham a mim as criancinhas.” Profundas em sua simplicidade, essas palavras não continham um simples chamamento dirigido às crianças, mas, também, o das almas que gravitam nas regiões inferiores, onde o infortúnio desconhece a esperança. Jesus chamava a si a infância intelectual da criatura formada: os fracos, os escravizados e os viciosos. Ele nada podia ensinar à infância física, presa à matéria, submetida ao jugo do instinto, ainda não incluída na categoria superior da razão e da vontade que se exercem em torno dela e por ela.
Queria que os homens a ele fossem com a confiança daqueles entezinhos de passos vacilantes, cujo chamamento conquistava, para o seu, o coração das mulheres, que são todas mães. Submetia assim as almas à sua terna e misteriosa autoridade. Ele foi o facho que ilumina as trevas, a claridade matinal que toca a despertar; foi o iniciador do Espiritismo, que a seu turno atrairá para ele, não as criancinhas, mas os homens de boa-vontade. Está empenhada a ação viril; já não se trata de crer instintivamente, nem de obedecer maquinalmente; é preciso que o homem siga a lei inteligente que se lhe revela na sua universalidade.
Meus bem-amados, são chegados os tempos em que, explicados, os erros se tornarão verdades. Ensinar-vos-emos o sentido exato das parábolas e vos mostraremos a forte correlação que existe entre o que foi e o que é. Digo-vos, em verdade: a manifestação espírita avulta no horizonte, e aqui está o seu enviado, que vai resplandecer como o Sol no cume dos montes.
— João Evangelista. (Paris, 1863.)

Fonte:
O Evangelho segundo o Espiritismo - Cap. VIII, item 18.
O Espiritista

sábado, 25 de abril de 2009

Página da Semana

10-CERTAMENTE

Certamente cedo venho..- APOCALIPSE, 22 :20
Quase sempre, enquanto a criatura humana respira na carne jovem, a atitude que lhe caracteriza o coração para com a vida é a de uma criança que desconhece o valor do tempo.

Dias e noites são curtos para a internação em alegrias e aventuras fantasiosas. Engodos mil da ilusão efêmera lhe obscurecem o olhar e as horas se esvaem num turbilhão de anseios inúteis.

Raras pessoas escapam de semelhante perda. Geralmente, contudo, quando a maturidade aparece e a alma já possui relativo grau de educação, o homem reajusta, apressado, a conceituação do dia.

A semana é reduzida para o que lhe cabe fazer.

Compreende que os mesmos serviços, na posição em que se encontra, se repetem a determinados meses do ano, perfeitamente recapitulados, qual ocorre às estações de frio e calor, floração e frutescência para a Natureza.

Agita-se, inquieta-se, desdobra-se, no afã de multiplicar as suas forças para enriquecer os minutos ou ampliá-los, favorecendo as próprias energias.

E, comumente, ao termo da romagem, a morte do corpo surpreendeo nos ângulos da expectativa ou do entretenimento, sem que lhe seja dado recuperar os anos perdidos.

Não te embrenhes, assim, na selva humana, despreocupado de tua habilitação à luz espiritual, ante o caminho eterno.

No penúltimo versículo do Novo Testamento, que é a Carta do Amor Divino para a Humanidade, determinou o Senhor fosse gravada pelo apóstolo a sua promessa solene: - "Certamente, cedo venho."

Vale-te, pois, do tempo e não te faças tardio na preparação.
Livro: Fonte Viva
Chico Xavier/Emmanuel
O Espiritista

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Seminário na Suiça

Dando prosseguimento ao excelente trabalho de divulgação da doutrina espírita em solo europeu, levado a efeito pelos abnegados trabalhadores da Seara de Jesus, o Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec, presidido pela amiga Gorete Newton, estará realizando o seminário "Mediunidade com Jesus" "Jesus na mediunidade".
O referido seminário será apresentado pelos conferistas convidados: Ivone e Aloisio Ghiggino.

O Evento acontecerá no domingo dia 03/05/2009 das 14 às 18:00h.

Local: CEEAK.

Winterthur - Suiça.
Parabenizamos nossos queridos amigos do CEEAK, pelo esforço empreendido para a realização de mais esse evento espírita, rogando a Jesus que os guarde em sua paz hoje e sempre!
Francisco Rebouças

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Espiritista agradece!

Nossas palavras!

A palavra é eficiente instrumento de evolução do espírito, quando este já sabe se utilizar com sabedoria desta bênção com que o Pai criador nos equipou para nossa melhoria como seres humanos inteligentes, capazes de raciocinar em toda nossa expressão de comunicação.

Através de observações, podemos constatar o conteúdo moram positivo ou negativo das palavras contidos nas falas ou nos escritos que nos chegam ao conhecimento diário, onde nos deparamos com aquelas pronunciadas por mentes cultas, de forma rebuscada, mas contendo grande soma de personalismo, demonstrando as intenções pessoais, de quem as pronunciam, outras, também nascidas de mentes cultas, mas, com grande conteúdo de moralidade, revelando um coração afeito ao bem com verdadeiro sentimento de respeito e consideração ao leitor ou ouvinte.

Nossa intenção, neste nosso trabalho de difusão da doutrina espírita, é justamente nos tornar dignos instrumentos da Espiritualidade Superior, no intento único de levar esclarecimento e consolo aos corações tão necessitados da presença de Jesus, através das diversas matérias que estaremos trazendo ao conhecimento de nossos amigos que se utilizam diariamente de nossos escritos, sejam eles artigos, matérias de estudo ou outro qualquer assunto aqui tratado e exposto.

Dessa forma, agradecemos aos inúmeros amigos que nos escrevem nos dando informações de que este nosso trabalho está sendo de grande utilidade para eles, pois, muitos desses amigos já fizeram uso das matérias aqui lançadas para utilização em grupos de estudos. Entre essas matérias, a mais estudada, é a pesquisa sobre a aplicação do Passe, matéria essa que muito tem contribuído para a solidificação dos procedimentos da fluidoterapia (aplicação de passes), em nossas casas espíritas, porque contém as informações retiradas da codificação do espiritismo e das várias obras de reconhecido conteúdo doutrinário, sem achismos ou modismos condenáveis, sob todos os aspectos.

Reafirmo mais uma vez o compromisso que assumi quando do lançamento deste nosso veículo de difusão do espiritismo, que não arredarei pé do propósito inicial de fidelidade absoluta à doutrina espírita que esposei, com dedicação e boa vontade, mesmo tendo que enfrentar a fúria dos que não se conformam em ver seus métodos de escrever ou falar sob assuntos da doutrina sem a observação minuciosa do contido nas obras de Kardec, contrariados por nossos argumentos.

Meus agradecimentos a todos esses amigos que nos apóiam com suas palavras carinhosas e incentivadoras, e, solicito a Jesus nosso Mestre e Guia, que não me falte as mãos amigas dos espíritos bons e esclarecidos, para seguir adiante, levando a mensagem consoladora de seu evangelho para muito além dos meus acanhados limites de atuação, através deste veículo de difusão do “Consolador Prometido”.

Minhas saudações fraternas a todos,
Francisco Rebouças.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Aproveitemos o hoje com sabedoria!

O Passado se foi, do futuro nada sabemos, por essa razão, hoje é o dia mais importante a ser vivido! E, foi por essa razão que a Soberana Sabedoria do Universo nos beneficiou com a benção do esquecimento das nossas ações do passado quase sempre desditosas, equivocadas e negativas, que só nos trariam enormes embaraços diante dos que nos estão à volta em mais esta oportunidade reencarnatória.

Sem o lenitivo benéfico que o esquecimento nos propicia, estaríamos com as perfeitas lembranças do mal que fizemos ou dos sofrimentos que nos causaram; dos inimigos que nos prejudicaram ou daqueles a quem prejudicamos, situação essa que nos deixaria profundamente desequilibrados sem qualquer condição de tê-los como familiares, amigos, etc. etc.

Isto porque como nos aclara a doutrina espírita, é através da reencarnação que nos relacionamos novamente com aqueles a quem tivemos por amigos ou inimigos do passado que hoje podem estar em nossa família como nossos pais, irmãos, filhos, amigos etc., em sublime oportunidade para que nos reconciliemos, pois, somos filhos do mesmo Pai, conseqüentemente irmãos em Deus.

Dessa forma, precisamos entender que tudo o que nos acontece na presente encarnação e que aparentemente nada fizemos por merecer, nesta oportunidade, tem uma causa anterior, isto é, são dívidas contraídas perante a Lei Maior de amor e caridade, pois, sendo Deus soberanamente bom e justo, impossível é que um filho seu possa ser injustiçado, pagar por aquilo que não deve, daí, se concluir que alguém que tem um filho ou um pai, ou qualquer outro familiar ou não, como entrave em sua vida, é que algo o prende a essa criatura por força das Leis que regem os destinos das criaturas tão bem resumidas por Jesus em: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”.

São as famílias, dádivas importantíssimas para a aproximação dos desafetos de outrora, onde podemos auxiliar e perdoar os que nos devem, ao mesmo tempo em que podemos também ser perdoados e auxiliados por aqueles a quem devemos, reatando os vínculos interrompidos por desavenças e incompreensões causadas pela ignorância que nos mantinha escravos do egoísmo e do orgulho, causadores de nossas infelicidades e dores.

Através da reencarnação Deus nos proporciona as necessárias oportunidades de que carecemos para a devida reparação dos equívocos de ontem, para que através do esforço no trabalho de burilamento individual, também podermos dar nossa parcela de contribuição para o progresso e crescimento do bem e da paz entre os homens, contribuindo dessa forma com nossa participação pequena mais necessária e imprescindível na tarefa de elevação moral espiritual nossa e do nosso planeta.

Precisamos cumprir o plano que traçamos com a ajuda dos amigos celestes, quando da nossa vinda para o plano da matéria, pois, todos nós ao reencarnarmos, trazemos um "planejamento de vida", no qual nos comprometemos a cumprir à risca os nossos compromissos assumidos perante a espiritualidade, e diante da necessidade de pacificação de nossa consciência atormentada, que tanto nos incomoda, e que nos cobra a urgente reparação do mal e devida disposição de servir de instrumento do bem e da paz, como discípulos sinceros e operosos do Mestre de Nazaré.


O Espiritista

sábado, 18 de abril de 2009

Página da Semana

9-ESTEJAMOS CONTENTES


"Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes..- Paulo. (1 TIMOTEO, 6:8.)

O monopolizador de trigo não poderá abastecer-se à mesa senão de algumas fatias de pão, para saciar as exigências da sua fome.

O proprietário da fábrica de tecidos não despenderá senão alguns metros de pano para a onfecção de um costume, destinado ao próprio uso.

Ninguém deve alimentar-se ou vestir-se pelos padrões da gula e da vaidade, mas sim de conformidade com os princípios que regem a vida em seus fundamentos naturais.

Por que esperas o banquete, a fim de ofereceres algumas migalhas ao companheiro que passa faminto?

Por que reclamas um tesouro de moedas na retaguarda, para seres útil ao necessitado?

A caridade não depende da bolsa. É fonte nascida no coração.

É sempre respeitável o desejo de algo possuir no mealheiro para socorro do próximo ou de si mesmo, nos dias de borrasca e insegurança, entretanto, é deplorável a subordinação da prática do bem ao cofre recheado.

Descerra, antes de tudo, as portas da tua alma e deixa que o teu sentimento fulgure para todos, à maneira de um astro cujos raios iluminem, balsamizem, alimentem e aqueçam. . .

A chuva, derramando-se em gotas, fertiliza o solo e sustenta bilhões de vidas.

Dividamos o pouco, e a insignificância da boa-vontade, amparada pelo amor, se converterá com o tempo em prosperidade comum...

Algumas sementes, atendidas com carinho, no curso dos anos, podem dominar glebas imensas.

Estejamos alegres e auxiliemos a todos os que nos partilhem a marcha, porque, segundo a sábia palavra do apóstolo, se possuímos a graça de contar com o pão e com o agasalho para cada dia, cabenos a obrigação de viver e servir em paz e contentamento.

Livro:

Fonte Viva

Chico Xavier/Emmanuel

Francisco Rebouças

sexta-feira, 17 de abril de 2009

ENTREVISTA

O ESPIRITISTA, APRESENTA A ENTREVISTA QUE NOS FOI CONCEDIDA COM EXCLUSIVIDADE POR GORETE NEWTON, DEDICADA TRABALHADORA DA SEARA ESPÍRITA NA SUIÇA.

Entrevista:

FR : Prezada Gorete Newton, como aconteceu o seu encontro com a doutrina espírita?

R: Foi no ano de 1985, na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Eu passava por profundos transtornos psicológicos que me levaram a obsessão avassaladora. Uma longa história...
Certo dia minha mãe me levou (na marra) para um centro espíritta, o Caminho da redenção, onde conheci Divaldo Pereira Franco, e em menos de 24 horas fiquei curada.

FR: Qual a casa espírita que você freqüenta hoje?

R: Hoje, sou presidente e fundadora do CEEAK – Centro de estudos espíritas Allan Kardec em Winterthur, Kantão de Zurique, na Suíça.

FR: Como e porque aconteceu sua ida para Suíça?

R: A empresa onde meu marido trabalho o transfiu do Brasil para o México e do México para a Suíça.

FR: Que funções você exerce na atualidade no movimento espírita?

R: Nos últimos 4 anos, até o dia 22 de março deste ano, presidi a UCESS – União de Centros de Estudos espíritas na Suíça. Sou atualmente presidente de 3 associações, O CEEAK – Centros de Estudos espíritas Allan Kardec, a EDICEI Suisse que é a primeira Secção editorial internacional do CEI, conselho espírita internacional (A EDICEI Suisse foi fundada pelo CEI para beneficiar os Centros espíritas através da edição de obras em lingua alemã assim como distribuir os livros que são editados pela FEB e EDICEI), e também sou presidente do LICHTVERLAG (Editora Luz, que é responsável em editar nossos livros).

FR: Como começou sua ligação com o CEEAK - Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec?

R: Desde 1992 quando cheguei em Winterthur comecei a freqüentar um grupo de estudos na casa de uma amiga em Zurique, a Senhora Suzana da Silva Maia, que era diplomata. Quando ela percebeu que iria ter que se transferir para outro país decidiu, muito sabiamente fundar um centro espírita para que o grupo não morresse quando ela fosse embora. Ela encontrou um pequeno porão, alugou com a ajuda de alguns de nós e oficialisou a AFFA, Associação filosófica espírita Francisco de Assis. Quando ela decidiu mudar-se para Trinidad Tobago me convidou para ser Diretora de assuntos filosóficos do centro ao que aceitei profundamente emocionada. Trabalhei na AFFA até 1998 quando fiquei grávida do meu terceiro filho. A AFFA já se encontrava consolidada e tínhamos já muitos trabalhadores de confiança e aptos a seguir com o trabalho, foi quando decidi fundar o CEEAK em Wnterthur, cidade onde sempre residi.

FR: Como está o movimento espírita na Suíça?

R: Somos 9 centros espíritas dos quais 8 se encontram congregados em nossa União, UCESS. O movimento é lento, mas sólido e bem estruturado.

FR: Em que outros países da Europa você vê o espiritismo em crescimento?

R: O trabalho espírita na Europa será crescente proporcionalmente às publicações que venham a ser feitas nas linguas de cada país. O movimento em Portugal é grande, pois é enorme a gama de informações e literatura, assim como na Espanha. Depois vem a França e em seqüencia a Alemanha e a Suíça. Nos outros países ainda é um trabalho muito mais hercúleo, exigindo corajosos e abnegados irmãos que não se deixam desestimular pelas dificuldades. Mas mesmo com toda a dificuldade o movimento é crescente. E com o início das atividades do CEI tudo foi se solidificando pois temos a oportunidade de nos encontrarmos e trocar experiências, uns incentivando os outros.

FR: Qual a maior dificuldade de praticar o espiritismo fora do Brasil?

R: Somos sementes espalhadas ao vento, Jesus nos sopra, e caimos em terras diferentes. Às vezes encontramos um canto fértil que nos possibilita brotar. Às vezes caímos sobre pedras e não desistimos, buscamos as brechas onde possamos removê-las, mas brotamos!
A maior barreira é a literatura nas linguas nativas, mas como é necessário adubar a terra Jesus envia Brasileiros que mesmo sem literatura para o povo de alguns países, não se deixam abater e estudam entre si, arando a terra que se tornará fertil um dia, e as sementes em muitos pontos serão plantadas pelos filhos que sairão destes trabalhos feitos entre nós mesmos. Não acho que haja dificuldade em praticar o espiritismo, há dificuldade em vencermos a nós mesmos.

FR: Existem muitas divergências em termos de interpretação da mensagem espírita, em sua opinião porque isso ocorre se os ensinamentos espíritas são tão claros?

R: Sobre as divergências elas ocorrem mais pelas falhas dos que disseminam a doutrina do que pela interpretação da doutrina como um todo. A doutrina espírita é muito clara nas obras básicas, mas nós já temos uma experiência de 150 anos que nos levou a criar novos critérios, principalmente em relação à parte prática, com o auxílio da literatura complementar enviada pelos espíritos. Aí o que interfere é o EGO de cada um, e a falta de ponderação. Somos sempre os mesmo... cada um ainda quer ser dono da verdade e se esquece de abrir mão de pontos de vista pessoais em prol de uma difusão equilibrada e harmônica.
Acho que se evitássemos polêmicas e discussões infrutíferas avançaríamos mais. Muitos que polemizam o tempo todo, gritando para cima e pra baixo deveriam calar-se, para o bem da obra.
FR: Existem muitos grupos de estudos da doutrina espírita na Suíça?
R: Já respondi acima. Somos 9 Grupos.

FR: O Suíço está aceitando bem os postulados de nossa doutrina, ou o movimento espírita na Suíça ainda é constituído quase que exclusivamente por brasileiros aí radicados?

R: A escola preparada para a difusão do espiritismo no mundo é o Brasil. Nós, ex-europeus, ex-americanos, ex-asiáticos etc... renascemos lá para darmos continuidade ao nosso compromisso com Jesus, de absorver na prática, como encarnados, através da convivência com um dos povos mais amorosos e tolerantes do mundo, os arroubos do desprendimento e da abnegação, que vivenciamos a cada dia em nossa encarnação nos dias vividos no Brasil. Lá que tivemos contato com a fé singela e inquebrantável em Deus, com a alegria que muitas vezes brilha nos rostos da miséria. Tudo isso, teríamos que levar em nossa mala existencial, para que a Doutrina espírita entre não só no raciocínio dos povos, mas também em seus corações sedentos de fé e amor.

FR: Quais foram as maiores conquistas de sua dedicação ao movimento espírita ?

R: Muitas me encheram o coração de alegrais que não se podem descrever. Mas a primeira foi ver um suíço, que não fala uma palavra de portugues, mas é casado com uma brasileira, fazer sua primeira palestra em nosso centro, em alemão, ele é um doce de criatura, cientista, e foi o primeiro suíço de fala alemã a fazer uma palestra em nosso centro. Tínhamos até então a contribuição valoroza de nossa irmã Edith Burkhard, mas ela viveu e estudou no Brasil, é diferente, mas ele o Urs não, ele começou estudando com ela e realizou um sonho que eu acalentei por muitos anos. Depois veio mais! Nosso segundo encontro espírita na Suíça, foi aberto pela palestra de Oliver Sprenger, que nem mulher brasileira tem! Ele subiu no púlpito e começou a falar: Nós espíritas na Suíça... eu me debulhei e orei a Jesus em agradecimento pelo que ouvia.
Mas a mais linda foi ver uma de nossas filhas, que era uma criança quando chegamos e hoje está com 23 anos, a Luciana Camenisch, fazer sua primeira palestra com o tema o Suicídio na visão espírita, em alemão.
Tudo isso significa que a semente plantada, já começa a eclodir, e minha alma se alegra. Se amanhã eu faltar, irei em paz, pois cumpri o meu dever. Com a ajuda de abnegados irmãos que trabalham incansávelmente ao meu lado.

FR: Quais são os maiores desafios a conquistar?

R: Publicar livros na lingua alemã. É o maior de todos.

FR: O que você diria a quem lhe pedisse orientação de obras para iniciar no conhecimento do espiritismo?

R: Leiam as obras de Kardec, primeiro o livro dos espíritos, depois o evangelho e depois os outros. Leiam as obras de André Luiz e Emmanuel, e iluminem-se com Joanna de Angelis também, para que possam saber depois distinguir o que é espiritismo do que não é.
FR: O aborto continua sendo o assunto mais discutido no meio espírita no momento, de que maneira nós espíritas podemos contribuir para evitar esse crime?

R: Este é um grande problema da humanidade. Nós só temos uma saída, educar para amar. Tudo começa em casa. As leis humanas são falhas, mas a educação de nossos filhos é a maior contribuição que podemos dar para que estes crimes parem de acontecer. Muitos de nossos filhos serão apoio para seus amigos e amigas, e quem sabe salvarão vidas com poucas palavras. Instruamos na casa espírita a criança e o Jovem, pois somente eles poderão mudar o mundo através dos próprios atos.

FR: Porque nos dias de hoje, 2009 anos após Jesus nos trazer suas mensagens de amor e respeito ao próximo, o ser humano ainda não pratica seus ensinamentos?

R: Porque a Natureza não dá saltos e porque estamos falhando na educação de nossos filhos. Queremos que eles sejam exitosos alunos das escolas para terem um bom emprego, ou serem ricos para poder comprar tudo. Mas esquecemos de ensinar o amor a Deus, a necessidade de lutarmos contra o egoísmo e contra o orgulho. E o pior, muitos ensinamos com palavras mas desensinamos com os próprios atos. O exemplo é tudo!

FR: Quais seus projetos para o futuro?

R: Aprender a amar o meu próximo como a mim mesma. E tentar trazer mais livros em lingua alemã para a Europa.

FR: Amiga, quero agradecê-la de coração, pela maneira tão gentil com que você nos tem enviado as notícias do movimento espírita aí na Suíça e na Europa como um todo.

R: Eu é quem agradeço de coração a oportunidade de responder à esta entrevista.

FR: Gorete Newton, estamos desde há muito, apoiando a campanha Onde estão as crianças filhas de pais espíritas? Vamos evangelizar os "pequeninos"? Que visa o incentivo da evangelização infantil no Estado do Rio de Janeiro, e, temos recebido muitas informações do Brasil todo de que muitas casas espíritas que não tinham esse trabalho começaram a partir de nosso incentivo. Existe esse trabalho de evangelização da infância e juventude aí na Suíça?

R: Graças a uma alma dedicada, chamada Arlete Länzlinger, temos um belo trabalho sendo desenvolvido em nosso centro, mas outros centros também já tem evangelização, sobressaindo-se o ESTESIA de Berna que tem já há muitos anos um belo trabalho com os jóvens.

FR: Os amigos suíços, levam os filhos aos centros?

R: Sim, temos muitas crianças e jóvens.

FR: Gorete Newton, o que você gostaria de ter respondido e que não te perguntei?

R: Acho que não me perguntaria mais nada. Obrigada por tudo.

FR: Prezada amiga, estaremos sempre à disposição para colaborar na divulgação do que for necessário em prol do crescimento da doutrina espírita, fique à vontade para nos contatar sempre que desejar.

R: Ao que agradeço profundamente e me coloco à disposição para o que esteja a meu alcance.

FR: Para encerrar, gostaria que você deixasse registrada sua mensagem a toda família espírita brasileira, através do nosso Blog espírita.

R: Sejamos pais, sejamos mães. Paremos para olhar o que nossos filhos nos querem dizer. Olhemos nossos filhos nos olhos quando eles falam conosco. Prestemos atenção para sermos verdadeiros amigos de nossos filhos. Educar exige observação, dedicação e abnegação, mas também energia e coragem para as horas em que tenhamos que colocar limites. Sejamos firmes, mas nunca cruéis. Sejamos amor mas nunca permissivos por comodidade. Eduquemos nossos filhos para que se tornem homens de bem, como prega o evangelho segundo o espiritismo, e não pessoas que tenham que, a todo custo, serem melhores que as outras. Eduquemos nossos filhos para serem honestos e se envergonhar dos que roubam e prejudicam a sociedade, mas nunca os eduquemos para que desprezem ou se vinguem. Eduquemos nossos filhos para serem amigos de todos sem distinção, para que não venhamos a ser surpreendidos pelos crimes cometidos por jovens que estamos presenciando todos os dias. O desprezo gera o criminoso.
Tudo isso depende de como nós, pais, mesmos somos.
Sejamos exemplos de homens de bem, pois nossos filhos o serão também.

FR: Agradecemos a Gorete Newton, pela gentileza em atender á nossa solicitação para esta entrevista, e rogamos ao Mestre de Nazaré que a guarde em sua paz, hoje e sempre.

Muito obrigada pela oportunidade desta troca. Que Jesus nos cuide a todos.
Saudações fraternais desde Nova Iorque onde me encontro respondendo esta entrevista.
Abraço a todos os irmãos de ideal espírita rogando para que nos incluam em suas preces.
Carinhosamente,
Gorete Newton

Francisco Rebouças.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Psicografia

Palavras de Josepha!
Aproveita bem tuas oportunidades!

Não leva tua vida de forma tão mecânica e automática, como se não fosses um ser com as qualidades morais que és e com os recursos sublimes inerentes ao Espírito Imortal criado para a perfeição, e, procura desfrutar desse teu estado atual de filho de um Deus que te ama e te reserva sempre o melhor. Procura te conscientizar de que segues a caminho de dias melhores, que te aguardarão com as maravilhas da felicidade e da pureza de espírito Superior.

Não te deixes levar pelas circunstâncias adversas dos dias de tua realidade atual, pois, não será sempre assim nos caminhos pelos quais seguirás no futuro, que depende simplesmente de tua vontade de melhorar o teu porvir, plantando hoje a semente da paz e do progresso que tanto tens negligenciado em tuas obras anteriores.

O tempo urge, e preciso se faz, que saibamos utilizá-lo de forma a nos beneficiar das horas que nos foram concedidas, para tirar o melhor proveito no trabalho da lavoura interior, onde a plantação do bem e do amor em nossos corações, devem se transformar em boas e dignas ações diárias, garantindo uma colheita futura de benefícios que nos credenciarão a experiências mais auspiciosas e de acordo com nossas expectativas, para trilharmos com menos dificuldades e empeços os caminho que nos estão reservados na conquista paulatina dos valores nobres do Ser divino que somos.

Trabalha, dedicadamente na conquista de tua libertação dos atavismos que amealhavas como se fossem jóias preciosas no teu ontem equivocado, e, abandona definitivamente os instintos primitivistas que armazenastes em teu mundo íntimo, a te induzir na busca dos prazeres enganosos da matéria, e segue na luta contra ti mesmo, efetuando teu progresso individual aprimorando em teu interior os valores positivos da ética, da moral e da Luz do conhecimento, que te alçarão a vôos muito mais altos e empreendedores.

Solicita a ajuda de Jesus, ora trabalha e espera confiante.

Josepha
Por: Francisco Rebouças

sábado, 11 de abril de 2009

Página da Semana

8-OBREIROS A TENTOS

"Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, esse tal será bem-aventurado em seus feitos." - TIAGO, 1 :25.
O discípulo da Boa Nova, que realmente comunga com o Mestre, antes de tudo compreende as obrigações que lhe estão afetas e rende sincero culto à lei de liberdade, ciente de que ele mesmo recolherá nas leiras do mundo o que houver semeado. Sabe que o juiz dará conta do tribunal, que o administrador responderá pela mordomia e que o servo se fará responsabilizado pelo trabalho que lhe foi conferido. E, respeitando cada tarefeiro do progresso e da ordem, da luz e do bem, no lugar que lhe é próprio, persevera no aproveitamento das possibilidades que recebeu da Providência Divina, atencioso para com as lições da verdade e aplicado às boas obras de que se sente encarregado pelos Poderes Superiores da Terra.

Caracterizando-se por semelhante atitude, o colaborador do Cristo, seja estadista ou varredor, está integrado com o dever que lhe cabe, na posição de agir e servir, tão naturalmente quanto comunga com o oxigênio no ato de respirar.

Se dirige, não espera que outros lhe recordem os empreendimentos que lhe competem. Se obedece, não reclama instruções reiteradas, quanto às atribuições que lhe são deferidas na disposição regimental dos trabalhos de qualquer natureza. Não exige que o governo do seu distrito lhe mande adubar a horta, nem aguarda decretos para instruir-se ou melhorar-se.

Fortalecendo a sua própria liberdade de aprender, aprimorar-se e ajudar a todos, através da inteira consagração aos nobres deveres que o mundo lhe confere, faz-se bem-aventurado em todas as suas ações, que passam a produzir vantagens substanciais na prosperidade e elevação da vida comum.

Semelhante seguidor do Evangelho, de aprendiz do Mestre passa à categoria dos obreiros atentos, penetrando em glorioso silêncio nas reservas sublimes do Celeste Apostolado.

Livro: Fonte Viva
Chico Xavier/Emmanuel
O Espiritista

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Estudando o Evangelho

Haverá casos em que convenha se desvende o mal de outrem?

É muito delicada esta questão e, para resolvê-la, necessário se torna apelar para a caridade bem compreendida. Se as imperfeições de uma pessoa só a ela prejudicam, nenhuma utilidade haverá nunca em divulgá-la. Se, porém, podem acarretar prejuízo a terceiros, deve-se atender de preferência ao interesse do maior número. Segundo as circunstâncias, desmascarar a hipocrisia e a mentira pode constituir um dever, pois mais vale caia um homem, do que virem muitos a ser suas vítimas. Em tal caso, deve-se pesar a soma das vantagens e dos inconvenientes. — São Luís. (Paris, 1860.)

Fonte:
O Evangelho segundo o Espiritismo - Cap. X, item 21.
O Espiritista

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Aborto, sinônimo de crime!

Rio, Niterói e o Brasil, todos contra o Aborto!

Caros amigos, não descansarei, enquanto essa indecente Lei que pode legalizar o crime mais covarde que a humanidade comete contra um Ser indefeso, tão filho de Deus quanto seu próprio assassino, que se julga dono de sua vida e do próximo.

Quem pratica o sexo, deve ter consciência e responsabilidade para arcar com suas conseqüências, entre outras a criação do feto que se desenvolve no útero materno, não se justificando de forma alguma que alguém possa matá-lo quando bem desejar. ABORTO É CRIME!, e quem o pratica deve ser responsabilizado, e punido exemplarmente para deixar de ser tão covarde!!!

Os que querem a aprovação da Lei, na esmagadora maioria, visam uma única meta que se esconde por trás da defesa dos direitos da mulher, ou outro argumento qualquer, visam dar expansão aos seus instintos animalescos, com a legalização e normalização da prostituição em larga escala, sem sejam envolvidos em quaisquer tipos de escândalos, pois, o aborto acobertaria seus crimes e práticas condenáveis contra menores.

Quaisquer que sejam as desculpas que engendrarem, para favorecer a essa tese indecente e desumana de legalização do aborto, não passarão de simples SOFISMAS, maldosamente arquitetados, por esses lobos devoradores.

Façamos, pois, todo o esforço possível ao nosso alcance, para que essa desgraça não se torne legal em nosso País.

Abaixo o aborto, e viva a vida.

Chega de crime, cadeia para os criminosos, esse o verdadeiro clamor da sociedade brasileira!

Veja matéria que segue sobre as manifestações contrárias à prática do aborto, da nossa sociedade fluminense.

No mês do lançamento de "O Livro dos Espíritos" (18 de abril de 1857), movimento espírita do Rio de Janeiro promove eventos com temática direito à vida. Os principais encontros são: 13 de abril, segunda-feira, a Universidade Federal Fluminense (UFF) abre espaço no "Debate de hoje" para falar sobre o aborto e suas conseqüências. Entre as questões a serem respondidas estão a inviolabilidade do direito à vida, aborto mal sucedido, se o aborto é uma questão de saúde pública, gravidez decorrente de estupro ou que ameaça a vida da gestante, fetos anencéfalos, se a mulher tem direito à escolha, se o aborto é uma questão de cunho religioso. Com entrada gratuita, o encontro acontecerá no Teatro da UFF, Rua Miguel de Frias, 9 (Icaraí), telefax (21) 2629-5030. Maiores Informações: http://www.centro/deartes.uff.br. O debate terá transmissão ao vivo pela Unitevê, o canal universitário de Niterói e São Gonçalo (17 NET) ou pela Internet www.uff.br/uniteve.

No dia 16 de abril, quinta-feira, durante o 6° mês da Cultura Espírita de Niterói, o 38º Conselho Espírita de Unificação de Niterói apresenta "Espiritismo em Defesa da Vida", em sessão solene do Dia do Livro Espírita, detalhes no cartaz anexo. Em 17 de abril, sexta-feira, 19 horas: "Ato Público de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida" na Câmara de Niterói, com presença da doutora Marlene Nobre, presidente da Associação Médico Espírita (AME) do Brasil e Internacional. O ato será realizado por iniciativa do Vereador Felipe Peixoto.

Francisco Rebouças.

domingo, 5 de abril de 2009

Psicografia

Palavras de Josepha!



Vive e obra com esperança!

Diante do trabalho com que te defrontas no caminho que percorres em direção ao equilíbrio e à instalação da paz, nos ambientes em que te movimentas, não perde a confiança em momento algum, segue operoso e resoluto na certeza de que mãos amigas e invisíveis te estão estendidas, ajudando-te e te dando forças para a conquista dos benefícios que anelas.

O Servo sincero do senhor, não teme as refregas do caminho, não teme o barulho ensurdecedor dos trovões, nem se abala com os empecilhos e espinhos da estrada a percorrer, por saber que Deus, o Pai misericordioso e bom que tem, jamais lhe endereçaria obstáculos que lhe fossem impossíveis de transpor.

Assim, irmão em caminhada, sede firme e constante no trabalho e na fé, plantando em tua lavoura as sementes da boa árvore, na certeza de que ela dará bons e substanciosos frutos que te alimentarão e sustentarão na batalha que travas entre o bem que tenta desenvolver em tuas ações e o mal que ainda insiste em te obstar maiores e melhores resultados no teu nobre e sincero desejo de crescer e progredir, na busca da felicidade que não te sai da mente conquistar.

Na Terra, todos temos tribulações e embates a vencer, mas, se persistirmos no trabalho enobrecedor da conquista da vitória sobre nossas próprias inferioridades, que se antepõem como barreiras morais a serem vencidas, desenvolvidas em épocas vivenciadas sob o domínio da cegueira espiritual em que nos comprazíamos em amontoar as riquezas da matéria perecível, por não desfrutarmos há época do entendimento que hoje temos, sobre as coisas do espírito imortal, mais cedo ou mais tarde, estaremos galgando os louros da conquista definitiva do bem em nosso mundo interior.

Avante, irmão, Jesus é nossa Inspiração Maior, e seu evangelho o roteiro para encontrá-lo.

Muita paz, trabalho e confiança!

Espírito: Josepha
Por: Francisco Rebouças.

sábado, 4 de abril de 2009

Página da Semana

7-PELOS FRUTOS

Por seus frutos os conhecereis.. -Jesus. MATEUS, 7:16


Nem pelo tamanho.

Nem pela configuração.

Nem pelas ramagens.

Nem pela imponência da copa.

Nem pelos rebentos verdes.

Nem pelas pontas ressequidas.

Nem pelo aspecto brilhante.

Nem pela apresentação desagradável.

Nem pela antiguidade do tronco.

Nem pela fragilidade das folhas.

Nem pela casca rústica ou delicada.

Nem pelas flores perfumadas ou inodoras.

Nem pelo aroma atraente.

Nem pelas emanações repulsivas.

Árvore alguma será conhecida ou amada pelas aparências exteriores, mas sim pelos frutos, peja utilidade, pela produção.

Assim também nosso espírito em plena jornada...

Ninguém que se consagre realmente à verdade dará testemunho de nós pelo que parecemos, pela superficialidade de nossa vida, pela epiderme de nossas atitudes ou expressões individuais percebidas ou apreciadas de passagem, mas sim pela substânciacolaboração no progresso comum, pela importância concurso no bem geral.

- "Pelos frutos os conhecereis" - disse o Mestre.

- "Pelas nossas ações seremos conhecidos" - repetiremos nós.

Livro:
Fonte Viva
Chico Xavier/Emmanuel

O Espiritista

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Jornal Correio Espírita

Prezados amigos, já se encontra nas bancas de jornais do Rio do Janeiro e de mais 7 Capitais brasileiras, a edição de abril do Jornal Correio Espírita, com mais uma variedade de excelentes matérias à luz da doutrina espírita. Divulgue em sua família, na sua casa espírita e na sua lista de contatos da internet.
Leia nesta edição: Aborto e Excomunhão, Suicídio na Juventude, A Vida Futura, entre muitas outras.

Procure seu jornaleiro peça seu exemplar e desfrute de uma boa leitura.
Vamos divulgar a doutrina espírita, fazendo a parte que nos cabe realizar para o esclarecimento e implantação do evangelho de Jesus no coração do homem, através da mensagem consoladora da doutrina espírita, contribuindo dessa forma para o esclarecimento da sociedade através da fé raciocinada que ela nos propõe.
Que Jesus nos guarde e nos inspire nas obras do bem, e, na implantação da paz, hoje e sempre!
O Espiritista.