Em se tratando de reforma íntima:

“Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz. Precisamos fazer mais e dizer menos.

Francisco Rebouças.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Passes

Prezados amigos do movimento espírita, hoje ao entrar no site do CEERJ, fiquei bastante surpreso com o que vi na página principal, coincidência ou não, bem sabemos que nada acontece por acaso, está a notícia de que o manual O PASSE E A ÁGUA MAGNETIZADA, está sendo relançado de forma revisada.

Vide endereço eletrônico do CEERJ: http://www.ceerj.org.br/

Espero ter a alegria de ver reparado todos esses enganos da edição anterior, e que seja um fiel orientador das atividades da mediunidade, embasado na digna mensagem espírita, sem achismos ou modismos absolutamente condenáveis.

Que os Espíritos Superiores possam nos manter em paz e em constante progresso hoje e sempre.
Francisco Rebouças.

O Passe e a Água Magnetizada
ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA

O Passe e a Água Magnetizada – Atendimento Espiritual no Centro Espírita, é fruto da contribuição do movimento espírita do Estado do Rio de Janeiro, através de sugestões recebidas dos CRE – Conselhos Regionais Espíritas da USEERJ no ano de 1993.

O documento foi compilado e sistematizado a partir de várias sugestões de apostilas e textos elaborados através de estudos e pesquisas de diversos núcleos, com vistas a disponibilizar a todos estas contribuições.

Não se trata de um material definitivo, pode e deve receber avaliações de todo o movimento espírita, a fim de que se torne mais efetivo para todos.

O Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro – CEERJ, responsável por esta edição, tem a certeza de que esta obra deve ser a base dos estudos e trabalhos na casa espírita.

Edição revista e atualizada adiciona os capítulos do opúsculo Orientação ao Centro Espírita, recentemente atualizado, mantendo as diretrizes do documento anterior para que possam ser comparadas, avaliadas e aplicadas.

No documento anterior (OCE) temos orientações mais detalhadas, no documento atual temos diretrizes gerais que devem ser adequadas a cada caso.

Deste modo, o pequeno manual indicado pelo CEERJ para a prática do passe no Atendimento Espiritual no Centro Espírita vai atender perfeitamente às necessidades encontradas no dia-a-dia.

Você não pode perder, apesar de sintético, o manual é bem detalhado e objetivo, elucidando das questões mais simples às mais complexas. Traz o passo a passo da atividade do passe no âmbito da reunião pública. Traça os fundamentos doutrinários exarados das obras básicas e Revista Espírita, esclarece a sua metodologia de aplicação, o comportamento e o preparo do médium, a eficácia do passe e apresenta a diretriz doutrinária do CEERJ para os Centros Espíritas que buscam uma correta atuação segundo os ditames doutrinários.
JFCR.


O PASSE A ÁGUA MAGNETIZADA
ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA

PREFÁCIO
Numa época em que vemos tantas contradições no terreno da forma, sobretudo na seara mediúnica, e, especificamente, na prática do passe, no âmbito da metodologia e da ética, no trato das questões da fluidoterapia. Surpreendemo-nos com a multiplicidade de obras que vicejam no mercado literário, de viés “espírita”.

Vemos verdadeiros tratados aprofundando questões complexas para aditar aos estudiosos e praticantes do passe, diversas orientações de etiologia técnica, contudo, de origem mesmeriana.
Aplicações médicas extensas, úteis, sem sombras de dúvida. Mas, em meio a tantas explicações, acabamos por nos distanciar da natureza e da naturalidade do passe espírita.

O verdadeiro passe espírita é espontâneo e suas bases são fortalecidas pela emoção e pelo sentimento, quando vibramos amorosamente e nos consorciamos com os espíritos protetores, tendo em Jesus a efetiva inspiração, seja pela imposição das mãos, evocando a simplicidade óbvia do mestre, que é guia e modelo de nossa redenção, e a clareza e precisão doutrinária de Allan Kardec em suas judiciosas lições acerca do tema em análise, seja na movimentação dos fluidos, auscultando os mentores amigos, atendendo a esta ou aquela fragilidade orgânica ou perispiritual, mormente com fundo espiritual. Sem que deixemos que modelos de tecnicismo criem barreiras mentais, impedindo a atuação dos mentores do além, que concorrem conosco, dispensando-nos energias salutares que irão protagonizar o reparo dos receptores, quanto dos emissores, possibilitando melhoras diversas, como curas surpreendentes.

As obras complementares que cotejamos ao longo desse breve manual que nos aparelha para a prática sincera junto aos necessitados, em que somos conduzidos pelos Espíritos e Benfeitores Amigos e que nos trazem muita aprendizagem sobre como efetuarmos o passe espírita, posto que é esse o passe que nos interessa conhecer, estudar e mobilizar, utilizando os recursos da Espiritualidade Maior, nos enlaçando com aqueles que realmente necessitam do recurso magnético, sem banalizarmos a ação do passe.

O passe que almejamos não deve ser estendido a todos, mas, sobretudo a aqueles que possuem necessidades de fato, quanto o médico não endereça medicamentos, senão a quem realmente anela enfermidade.

Não deve o passe ser oferecido à conta de placebo, de modo honesto deve integrar o conjunto de amparo que o Centro Espírita oferece a quem traz necessidades diversas, desanuviando suas problemáticas de fundo diverso, que podem ser materiais, emocionais, sentimentais, psicológicas e espirituais. Aliando-se ao atendimento fraterno, à consolação e ao esclarecimento, às praticas de atendimento espiritual conjugadas com as reuniões mediúnicas, bem como às reuniões públicas e de estudo doutrinário e sistematizado, amparando a todos.

O passe espírita tem o seu momento próprio, podendo ser aplicado em hora e local determinado, de modo direcionado ou espontâneo quando surja a ocasião e a necessidade.
Desejamos aos dirigentes e tarefeiros espíritas que encontrem nesse livro as explicações melhores para a prática do passe Espírita e que os Espíritos Benfeitores que nos amparam nessa atividade possam nos auxiliar sempre, iluminando a todos que buscam esse benefício de amor e de luz.

A Equipe.