Em se tratando de reforma íntima:

“Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz. Precisamos fazer mais e dizer menos.

Francisco Rebouças.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Aprendendo com a Natureza

A natureza é sem dúvida a maior fonte de ensinamento com que Deus nosso Pai, procura nos instruir a respeito da transformação incessante em direção ao nosso aperfeiçoamento, cujo destino ninguém logrará escapar e não alcançaremos sem a bênção do trabalho contínuo na propagação do bem.

Excelente exemplo desse ensinamento nos oferece a corrente fluvial, no trabalho de avançar continuamente vencendo distâncias e empeços variados, desde a nascente, o rio supera tudo, e a tudo vence sem deter-se no objetivo de atingir o oceano, unindo-se ao grandioso mar.

Seja seu leito, rochoso, barrento, ou mesmo tendo de enfrentar pétreas muralhas, segue decidido o seu destino traçado pela natureza, que é chegar ao mar; não há detritos que o façam desistir ou obstáculo que resistam à sua força e disposição.

Segue seu caminho, atendendo ainda ao clamor dos que dele dependem; os seres humanos, os animais, os vegetais, abençoando as paragens por onde transita, reverdecendo e embelezando a natureza, distribuindo bênçãos de vida e fartura para todos os seus dependentes, que não sobreviveriam sem seu bendito concurso.

Observando a formidável lição que nos transmite o rio, encontramos o incentivo para que, igualmente decidida, possa a pessoa seguir sem se deter diante de desafios e obstáculos que se anteponham à sua marcha. Busque sim, compenetrar-se na corajosa atuação do rio e, siga, assim, vencendo as dificuldades sem esmorecimento trabalhando tenazmente para ultrapassar as barreiras diárias onde quer que elas se apresentem.

Além de tudo isso, quando um grande esforço exterior consegue cercear as águas fluviais, represando-as, desrespeitando-lhes o seu livre fluxo, nem aí o rio se detém. Converte a sua prisão em força hidráulica e, desafiadoramente por que quer a tingir seu destino, transforma-se em luz retirando da sombra cidades inteiras, iluminando a vida dos povos, oferecendo ensejo de conforto e implementando o progresso.

Ao meditar sobre tão sublime lição de perseverança, refletindo o criador na própria alma, faça o mesmo, porque você também tem o destino dos rios: Alcançar o imenso oceano da evolução no seio do universo, superando os limites que o cercam, com fé, coragem, e determinação.

Nenhum comentário: