Em se tratando de reforma íntima:

“Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz. Precisamos fazer mais e dizer menos.

Francisco Rebouças.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

O Cansaço do descanso!

A presente experiência pela qual passamos, pegou-nos de surpresa e ficamos perplexos sem saber o que fazer com o tempo que tanto reclamávamos não ter, e que agora nos sobra, e que muito poucos de nós sabemos como melhor utilizar.
É sempre assim, desejamos alguma coisa que nem sempre nos preparamos para caso o que desejamos aconteça.
Encontramos em O Livro dos Espíritos, nas questões seguintes, importantes revelações dos Imortais sobre a necessidade do trabalho em nossas vidas.
  1. Por trabalho só se devem entender as ocupações materiais?
“Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.”
  1. Por que o trabalho se impõe ao homem?
“Por ser uma consequência da sua natureza corpórea. É expiação e, ao mesmo tempo, meio de aperfeiçoamento da sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria sempre na infância, quanto à inteligência. Por isso é que seu alimento, sua segurança e seu bem-estar dependem do seu trabalho e da sua atividade. Ao extremamente fraco de corpo outorgou Deus a inteligência, em compensação. Mas é sempre um trabalho.”
Dessa forma, podemos concluir que todo tipo de atividade, seja física, intelectual, moral ou espiritual se enquadra na resposta acima descrita pelos espíritos Superiores para definir o que seja trabalhar.
Além de expiação, ainda representa para nós a grande ferramenta para o desenvolvimento das potencialidades intelectuais das quais somos portadores com a responsabilidade de fazê-las crescer e prosperar.
Urge entender que individualmente temos necessidades sociais, econômicas, morais etc., que dependem do nosso desenvolvimento e aperfeiçoamento da inteligência, que depois da vida, é o maior dos tesouros que possuímos, para descobrir os meios mais adequados dentro da ética exigida pelas Leis Divinas para o nosso bem-estar.
Como Seres divinos criados para a perfeição e a felicidade, passamos pela experiência da reencarnação em corpos materiais, não somente para expiarmos os desajustes vivenciados em existências anteriores, como também para adquirirmos os conhecimentos necessários a nos projetar em direção ao infinito em busca da paz e da felicidade que tanto almejamos.
É claro que sendo o veículo físico composto de matéria própria do nosso planeta, sentimos cansaço, após as atividades do dia a dia e necessitamos do repouso. Mas, precisamos entender que somos o Espírito Imortal tirando todo proveito desse complexo e abençoado mecanismo celular.
Quem sabe depois da pandemia mundial, possamos dar mais importância ao trabalho, que nos proporciona tantas possibilidades de conquistas e nos esmeremos nas atividades que desempenhamos e que nem sempre valorizamos com nossa dedicação.
Nesses dias em que o tempo abunda, precisamos nos empenhar em outras frentes de trabalho, já que não estamos podendo exercitar os nossos labores profissionais, usemos a inteligência para descobrir atividades úteis que será nosso contributo em prol da luta pelo restabelecimento da normalidade em nossa sociedade.
Aproveitemos para restabelecer a harmonia familiar através do diálogo, planejar o futuro da família, estudar com as crianças, fazer leituras edificantes, assistir filmes ou documentários interessantes, orar pelo restabelecimento da saúde social do planeta, realizar o Culto do Evangelho no lar em mais de um dia na semana, principalmente no momento atual, descobrir jogos intelectualmente proveitosos para realizar com a família entre outras ocupações úteis que podemos criar.
E finalmente, cumprir com a nossa tarefa de cidadão colaborando com as autoridades sanitárias, utilizando as informações oficiais para não nos arrependermos mais tarde de não fazer o que a nós está determinado pela Soberana Sabedoria do Universo que tem os motivos que por ora desconhecemos para nos propor o presente desafio.
Pensemos nisso!


Francisco Rebouças