Em se tratando de reforma íntima:

“Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz. Precisamos fazer mais e dizer menos.

Francisco Rebouças.

domingo, 16 de março de 2008

Homenagem de O Espiritista a quem de direito

A notícia da revisão do manual “O PASSE E A ÁGUA MAGNETIZADA” que está sendo anunciado pelo CEERJ, tem por trás de sua elaboração um incansável trabalhador do nosso movimento espírita, trata-se de um dos últimos grandes conhecedores em profundidade da doutrina espírita, seu nome: MIGUEL TAVARES DE GOUVEIA. (no centro da foto de camisa azul listrada).

Desde há anos, somos testemunhas da luta hercúlea que esse abnegado defensor da fidelidade doutrinária do espiritismo trava para ver a mensagem espírita entendida e praticada com conhecimento de causa, e, na sua modesta maneira de se comportar, sem alardes, e com muita calma, educação e paciência, até a presente data não tinha sido ouvido pelos órgãos encarregados justamente de zelar pelos princípios de nossa doutrina.

O Espiritista, vem de público agradecer ao valoroso trabalhador da seara do meigo Rabi da Galiléia, que talvez não tenha sequer sua participação anunciada pelo novo manual, o que posso dizer com absoluta certeza de quem o conhece, não lhe causará qualquer reação negativa, pois, está bem acima dessas expectativas vaidosas.

O que fizemos, e com muita alegria, foi divulgar a partir do artigo publicado na Revista “O Consolador”, para levar ao conhecimento do movimento espírita brasileiro, o conteúdo da matéria, e a partir daí, procuramos de imediato convocar todo o movimento espírita brasileiro, para discutirmos o tema enfocado pela citada revista, de forma séria, sem conceitos pré-concebidos e, exclusivamente alicerçados nos postulados da nobre doutrina espírita.

A nossa pesquisa, fundamentada na codificação e nas obras complementares, apresenta muitos dos conceitos já estudados e apresentados por Miguel em documentos entregues aos órgãos responsáveis pela vigilância da pureza doutrinária do consolador prometido, até então não levados em conta.

Não somos, pois, senão meros coadjuvantes desse grande trabalhador da doutrina espírita, que, sem que o Brasil espírita saiba, é legitimamente O PAI da reformulação do citado manual.

Nossos parabéns Miguel a você, porque embora seu nome possa até não ser mencionado, possa até mesmo ser “esquecido”, sabemos que você é o grande responsável pelas mudanças que estão sendo anunciadas, que espero representem a verdadeira fidelidade aos conceitos da doutrina em relação ao procedimento do médium em sua função de “agente de cura”, como nos ensinou Allan Kardec, e que você tão bem sabe seguir.

Como seus amigos, nos sentimos realmente realizados, e rogamos ao Mestre de Nazaré que o guarde em sua doce paz.

Saudações,
O Espiritista
JFCR.