Em se tratando de reforma íntima:

“Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz. Precisamos fazer mais e dizer menos.

Francisco Rebouças.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Conferência Espírita em Toronto/Canadá

Caros amigos, o conhecido médium, conferencista e escritor espírita Francisco do Espírito Santo Neto estará se apresentando em Torontoto/Canadá, para mais um excelente evento espírita para o qual os confrades canadenses estão convocando todos para comparecerem e paticiparem.

Título da conferência: PRECONCEITOS - Espinhos em nossa intimidade. Veja os detalhes no cartaz anexo. Clique no mesmo para vê-lo ampliado.

Compareça, divulgue!





Francisco Rebouças

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O TEMPO

“Aquele que faz caso do dia, patrão Senhor o faz.” — Paulo. (ROMANOS, capítulo 14, versículo 6.)

A maioria dos homens não percebe ainda os valores infinitos do tempo.

Existem efetivamente os que abusam dessa concessão divina. Julgam que a riqueza dos benefícios lhes é devida por Deus.

Seria justo, entretanto, interrogá-los quanto ao motivo de semelhante presunção.

Constituindo a Criação Universal patrimônio comum, é razoável que todos gozem as possibilidades da vida; contudo, de modo geral, a criatura não medita na harmonia das circunstâncias que se ajustam na Terra, em favor de seu aperfeiçoamento espiritual.

É lógico que todo homem conte com o tempo, mas, se esse tempo estiver sem luz, sem equilíbrio, sem saúde, sem trabalho?

Não obstante a oportunidade da indagação, importa considerar que muito raros são aqueles que valorizam o dia, multiplicando-se em toda parte as fileiras dos que procuram aniquilá-lo de qualquer forma.

A velha expressão popular “matar o tempo” reflete a inconsciência vulgar, nesse sentido.

Nos mais obscuros recantos da Terra, há criaturas exterminando possibilidades sagradas. No entanto, um dia de paz, harmonia e iluminação, é muito importante para o concurso humano, na execução das leis divinas.

Os interesses imediatistas do mundo clamam que o “tempo é dinheiro”, para, em seguida, recomeçarem todas as obras incompletas na esteira das reencarnações... Os homens, por isso mesmo, fazem e desfazem, constroem e destroem, aprendem levianamente e recapitulam com dificuldade, na conquista da experiência.

Em quase todos os setores de evolução terrestre, vemos o abuso da oportunidade complicando os caminhos da vida; entretanto, desde muitos séculos, o apóstolo nos afirma que o tempo deve ser do Senhor.

Livro: Caminho, Verdade e Vida
Chico Xavier/Emmanuel
 
Francisco Rebouças

sábado, 18 de setembro de 2010

Seja tolerante evite magoar alguém!


TENHA cuidado em não magoar ninguém com suas ações, nem com suas palavras.

Aprenda a dizer o "não" de tal forma, que não melindre.

Não seja ríspido nem demonstre intolerância.

Compreenda o ponto de vista dos outros, que têm tanto direito, quanto você, de ter sua opinião própria.

Use, em todos os seus atos e palavras, de benevolência e gentileza.

Domine sua irritabilidade!

Livro: Minutos de Sabedoria
Carlos Torres Patorino

Francisco Rebouças

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A CAMINHO DO ALTO



(Porque eu sou o menor dos apóstolos...  – Paulo. (I Corintios,15:9).

Decididamente, muitos defeitos nos caracterizam ainda o progresso moral deficitário.Não nos será lícito, porém, esquecer algumas das bênçãos que já conseguimos amealhar com o amparo do Mestre Divino.

Não temos a santidade; no entanto, já nos matriculamos na escola do bem, aprendendo a evitar as arremetidas do mal.

Não dispomos de sabedoria, mas já percebemos a importância do estudo, diligenciando entesourar-lhe os valores imperecíveis.

Não possuímos a inexpugnabilidade moral; todavia, já sabemos orar,organizando a própria resistência contra o assédio das tentações.

Não nos galardoamos ainda com o total desprendimento de nós mesmos, notadamente no capítulo do perdão incondicional; contudo, já aceitamos a necessidade de abandonar a concha do egoísmo,exercitando-nos em diminutivos gestos de entendimento e fraternidade para alcançar a vivência da grande abnegação.

Não atingimos o sentimento imaculado; entretanto, pelo esforço na disciplina de nossas inclinações e desejos,já nos adestramos,a pouco e pouco e pouco,para aquisição do amor puro.
Não entremostramos, de leve, o heroísmo da fé absoluta, mas já assimilamos grau relativo de confiança na Divina Providência, buscando agradecer-lhe a paz dos dias serenos, tanto quanto invocando-lhe a proteção para a travessia das horas difíceis.

Sem dúvida, estamos muito longe, infinitamente muito longe da perfeição...Cabe, porém, a nós, aprendizes do Evangelho, a obrigação de confrontar-nos hoje com o que éramos ontem e, a nosso ver, feito isso, cada um de nós pode, sem pretensão para frasear as palavras do apóstolo Paulo,nos versículos 9 e 10,do capítulo 15,de sua Primeira Epístola aos Coríntios: - “ Dos servidores do Senhor, sei que sou o menor e o mais endividado perante a Lei,mas com a graça de Deus sou o que sou”...

Livro: Banção de Paz
Chico Xavier/Emmanuel
 
Francisco Rebouças

sábado, 4 de setembro de 2010

Richard Simonetti lamenta em carta à revista Veja, tom de deboche na reportagem sobre o filme Nosso Lar

Assunto: Filme Nosso Lar / Richard Simonetti / Revista Veja
Richard Simonetti lamenta em carta à revista Veja tom de deboche na reportagem sobre o filme Nosso Lar.

RICHARD SIMONETTI
Carta para a revista VEJA – 01 09 2010
Senhor redator.
Como espírita, assinante dessa revista há muitos anos, lamento o tom de deboche que caracterizou sua reportagem sobre o filme Nosso Lar, o que, diga-se de passagem, também está presente em matérias sobre outras religiões. Nesse aspecto, VEJA é uma revista coerentemente debochada. Não respeita a crença de nenhum leitor.

Pior são os erros de apreciação sobre a Doutrina Espírita, revelando ignorância do repórter, uma falha perigosa, porquanto coloca em dúvida outras matérias e informações. Como saber se os responsáveis estavam preparados para escrevê-las, evitando fantasias e especulações?

Para sua apreciação, senhor redator, algumas “escorregadelas” do repórter:

a) Grafa entre aspas o verbo desencarnar. Só teria sentido se ainda não houvesse sido dicionarizado. Por outro lado, noventa por cento dos brasileiros são espiritualistas, isto é, acreditam na existência e sobrevivência do Espírito. Este ser imortal desencarna, jamais morre. A minoria materialista, que acredita que tudo termina no túmulo, certamente terá surpresas quando “morrer”.

b) Fala em cordilheira de ectoplasma onde se situaria Nosso Lar. De onde tirou isso? Ectoplasma é um fluido exteriorizado pelos médiuns para trabalhos de materialização. Os físicos, esses visionários cujas “fantasias” acabam confirmadas pela Ciência, falam hoje que há universos paralelos, que se interpenetram, semelhantes ao nosso. A partir daí não é difícil imaginar o mundo espiritual descrito por André Luiz como parte de um universo paralelo com seres e coisas semelhantes à Terra, feitos de matéria num outro estado de vibração, não um mundo “ectoplasmático”, mas de quinta-essência material. Nada de se admirar, portanto, que em cidades desse mundo existam pessoas com “uma rotina parecida com a dos vivos: comem, bebem, trabalham e moram em casas modestas ou melhorzinhas”. Espirituoso esse “melhorzinhas”. Imagina o repórter que o Espírito é uma fumaça sem forma, sem consistência, habitando um nada?

c) Situa o aeróbus, um transporte coletivo que voa, como algo improvável. Menos mal que não tenha escrito impossível. De qualquer forma, ignora, certamente, que pesquisadores estão aperfeiçoando veículos dessa natureza, em alguns países, como solução para os problemas de trânsito e que no universo paralelo, o mundo espiritual, de matéria quinta-essenciada, é muito mais fácil resolver problemas relacionados com a gravidade. Ou, imagina que tudo flutua por lá?

d) Diz jocosamente que “o visual da colônia dos espíritos de luz comprova: o brasileiro pode até se livrar do inferno, mas não escapa nem morto da arquitetura de Oscar Niemeyer. A cidade fantasmática de Nosso Lar é a cara de Brasília…” Não se deu ao trabalho de comparar datas e não percebeu que, mais apropriadamente, Brasília copiou Nosso Lar, visto que a cidade espiritual foi descrita por André Luiz em 1943, enquanto a construção de Brasília foi planejada e ocorreu no governo de Juscelino Kubistchek, de 1956 a 1961, inaugurada em 1960.

Quanto ao mais, seria recomendável aos repórteres de VEJA o benefício de um estudo acurado e sem prejulgamento do livro que deu origem ao filme, psicografado por esse atestado vivo de integridade e amor à verdade, que foi o médium Chico Xavier, para compreenderem qual é o objetivo dessa magistral obra, como resume o Espírito Emmanuel, no prefácio:

André Luiz vem contar a você, leitor amigo, que a maior surpresa da morte carnal é a de nos colocar face a face com a própria consciência, onde edificamos o céu, estacionamos no purgatório ou nos precipitamos no abismo infernal; vem lembrar que a Terra é oficina sagrada, e que ninguém a menosprezará, sem conhecer o preço do terrível engano a que submeteu o próprio coração.

Nossas palavras: Com a permissão do autor, fazemos nossas as suas palavras e lhe agradecemos pela presteza na defesa da Doutrina dos Espíritos, para que não seja achincalhada por pseudos-sábios, que visam denegrí-la por inveja e despeito.

Francisco Rebouças

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

AS REUNIÕES ESPÍRITAS - Caldas da Rainha/Portugal

Caros amigos, o Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha em Portugal, convida a todos, para a conferência que se realizará nesta sexta-feira, dia 3 de Setembro de 2010.

Horário: 21:ooh.

Tema:  "AS REUNIÕES ESPÍRITAS".

Compareça, Prestigie!

O espiritista

MOSTRA DE MÚSICA PARA A XXXII COMEERJ - 2011

Data: 07 de setembro de 2010 (terça-feira)

Horário: das 09 às 12h

Local: CEERJ

Endereço:  Rua dos Inválidos, 182, Centro, RJ

Entrada Franca!

O Evento será transmitido pela TV CEERJ em parceria com a TVCEI

O Espiritista

ENCONTRO ESTADUAL DE MEDIUNIDADE e FÓRUM DE CIÊNCIA ESPÍRITA

Tema: O Fenômeno Espírita à Luz da Ciência

Data:04 de setembro de 2010 (sábado)

Horário: das 08h às 17h30

Local: CEERJ

Endereço: Rua dos Inválidos, 182, Centro - RJ
Contribuição: Quinze reais (R$15,00), almoço e lanche incluídos.

Meios: - através de depósito no Banco do Brasil, agência 3836-9, conta corrente 200.000-8 (o comprovante de depósito deverá ser apresentado na recepção no dia do evento);

- Em espécie, no CEERJ, até o dia do evento.

Inscrição: http://www.ceerj.org.br/ceerj/

Prazo: até 01 de setembro de 2010 ou até completarem 200 vagas.

Meios: - INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

- Por ficha impressa (em mãos) no: Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro - Rua dos Inválidos, 182 - Centro - 20231-048, Rio de Janeiro - RJ

Público Alvo: Preferencialmente tarefeiros da Mediunidade, indicados pelos CEU e Comunidade Universitária.

Coordenação: Serviço de Atividades Mediúnicas - AREE-CEERJ e Núcleo Espírita Universitário do RJ (NEU-RJ)

O Evento será transmitido pela TV CEERJ em parceria com a TVCEI

O Espiritista

IV Encontro Estadual Espírita de Divulgação

Tema: "Divulgação - de Chico Xavier aos nossos dias"

Data: 26 de setembro de 2010 (domingo)

Horário: das 08h30 às 17h

Local: Faculdades São José

Endereço:  Av. Santa Cruz, 580 - Realengo, RJ

Contribuição:

Qinze reais (R$15,00), almoço e lanche incluídos.

Depósito no Banco do Brasil, agência 3836-9, conta corrente 200.000-8. O comprovante de depósito deverá ser apresentado na recepção no dia do evento.

Inscrição: Período - até 07 de setembro de 2010

Faça já a sua inscrição on line: http://www.ceerj.org.br/ceerj/

O evento segue as diretrizes comemorativas do Centenário de Chico Xavier.

Sua dinâmica será composta de apresentações artísticas, exposições doutrinárias, centros de interesse e mesa redonda. Contaremos com diversos colaboradores na dinamização dos trabalhos, dentre eles: Antônio César Perri de Carvalho (CEI) Maria Helena Marconi (FEP), Saulo de Tarso, André Luiz (GEAMA), Givanildo Costa, José Passini, Inês de Mário, Fábio Peluso, Yasmin Madeira, Juliana Varajão, Francisco Ramos, Mariangela, Saulo de Tarso, Angela Delou, Therezinha Radetic.

O Evento será transmitido pela TV CEERJ em parceria com a TVCEI

O Espiritista